terça-feira, 9 de março de 2010

Tributo a um cão

Meu pai achou isto nas coisas dele ontem e me pediu para postar aqui.


TRIBUTO A UM CÃO

Texto do Ex Senador George G. Vest (1830-1904). "...O mais altruísta dos amigos que um homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona e numa mostra ingratidão ou deslealdade, é o cão."

“Senhores Jurados, o cão permanece com seu dono na prosperidade e na pobreza, na saúde e na doença. Ele dormirá no chão frio, onde os ventos invernais sopram e a neve se lança impetuosamente. Quando só ele estiver ao lado de seu dono, ele beijará a mão que não tem alimento a oferecer, ele lamberá as feridas e as dores que aparecem nos encontros com a violência do mundo. Ele guarda o sono de seu pobre dono como se fosse um príncipe. Quando todos os amigos o abandonarem, o cão permanecerá. Quando a riqueza desaparece e a reputação se despedaça, ele é constante em seu amor como o Sol na sua jornada através do firmamento. Se a fortuna arrasta o dono para o exílio, o desamparo e o desabrigo, o cão fiel pede o privilégio maior de acompanhá-lo, para protegê-lo contra o perigo, para lutar contra seus inimigos. E quando a última cena se apresenta, a morte o leva em seus braços e o corpo é deixado na laje fria, não importa que todos os amigos sigam seu caminho: lá ao lado de sua sepultura se encontrará seu nobre cão, a cabeça entre as patas, os olhos tristes mas em atenta observação, fé e confiança mesmo à morte".

Este tributo foi apresentado ao júri pelo ex-senador George G. Vest ( então advogado), que representou o proprietário de um cão morto a tiros propositadamente, pelo vizinho. O fato ocorreu há um século na cidade de Warrensburg, Missouri, nos EUA. O senador ganhou o caso e hoje existe uma estátua do cão na cidade e seu discurso está inscrito na entrada do tribunal de justiça ainda existente na cidade.



4 comentários:

  1. Tudo é plenamente verdade. O Cão é nosso amigo em qualquer momento.. mesmo estando debaixo da ponte, somente com um cobertor a noite e sem nada para comer.

    Não acho que somos mais evoluídos.. acho que somos regredidos, sinceramente.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. PS: Se eu encontro o cara quefez isso com esse cachorro eu castro ele!! ¬¬'

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Parabéns pelo blog. Fantástico. Conheça os meus blogs:
    www.imperativocientifico.blogspot.com
    (divulgação científica) e
    www.petalasesepalas.blogspot.com

    Abraço
    Rafael

    ResponderExcluir
  4. Amo cachorros meu. Não acredito como possa existir alguém que olhe nos olhos desses animais incríveis e consiga matá-los?! Eles não fazem mal a ninguém! Nos protegem a todo custo e, por menor ou mais velhos que sejam, sempre encaram o perigo que nos ameace.
    um brinde aos cães!

    ResponderExcluir