segunda-feira, 31 de maio de 2010

Encontrando Arte

Esses trechos falam sobre arte e foram selecionados do "Livro dos Fatos", de Isaac Asimov. O exemplar é ótimo, além de conter coisas bastante... curiosas.

Aproveitando, queria pedir pra conferir o blog da minha mãe, Arlene: Encontrando Arte (clica). Ela pinta quadros realmente fantásticos (minha mãe, claro!). Quem olhar ele inteiro vai achar uma pintura que ela fez de mim...

1- O nascimento de Pablo Picasso foi marcado por um engano dramático e quase fatal. A parteira pensou que a criança nascera morta e a abandonou sobre uma mesa. Pablo quase morrera asfixiado, porém seu tio, vendo-o lutar para respirar, chamou o médico.

2- A mais célebre estátua da antiguidade - A Afrodite nua de Praxísteles, feita no século IV A.C. - tinha uma cópia quase idêntica. A principal diferença: a segunda Afrodite, que ficava em Cos, estava vesetida. A Afrodite nua esteve por vários séculos no ponto mais alto do Cnidus, na ponta da península do extremo sudoeste da Turquia.

3- Para os artistas, as cores básicas são vermelho, amarelo e azul, mas os cientistas dizem que são vermelho, verde e azul. Nenhuma combinação de pigmentos vermelhos, verdes e azuis produz a cor amarela. Contudo, se se um raio de luz vermelha confundir-se com um raio de luz verde, o resultado é o amarelo. A resposta a esse enigma está sobretudo nos métodos completamente diferentes usados para se conseguir as cores com a luz e pigmentos.

4- A Mona Lisa, terminada por Leonardo da Vinci em 1503, é considerada a tela mais valiosa do mundo. Em 1962, seu valor foi calculado, para fins de seguro, em 100 milhões de dólares. O quadro, que está no Louvre, aparentemente é o retrato da duquesa de Milão. Entretando, diz a lenda que a modelo foi Mona (abreviatura de Madonna) Lisa Gherardini, cujo marido, Francesco del Giocondo, de Florença, não gostou do quadro e recusou-se a pagar o pintor. Francisco I, rei da França, comprou-o, dez anos mais tarde, por 492 onças de ouro (hoje cerca de 196 mil dólares).

5- A falsificadora de obras de arte Madame Claude Latour era tão habilidosa que alguns dos seus quadros das ruas e subúrbios de paris, no estilo de Maurice Utrillo, enganaram o próprio artista. Utrillo confessou que muitas vezes não tinha certeza de quais eram os seus e quais eram os de Latour.

6- Cézanne teve seu pedido de inscrição rejeitado pela Escola de Belas Artes.

7- Como se já não tivesse sorte bastante, Leonardo da Vinci foi descrito pelos que o conheceram como "o homem mais bonito que já existiu".

8- Ao que se sabe, Vincent Van Gogh vendeu apenas um quadro.

9- O elegante compositor Cole Porter era célebre pelos presentes que dava. Certa vez, no Natal, deu um presente bem melhor do que ele próprio pensava. Comprou vinte quadros de um velhinho que morava perto de sua casa. Alguns anos mais tarde, depois que a fama tinha alcançado a velha pintora, vinte amigos de Porter descobriram que possuíam originais de Grandma Moses.

10- Na célebre Academia de Belas-Artes de Barcelona, os estudantes tinham um mês para completar o exame classificatório. Picasso, com quinze anos, completou o exame em um dia e, além disso, ganhou o primeiro lugar, vencendo muitos competidores adultos.

11- Em sua juventude, Picasso queimava os próprios quadros para se aquecer.

12- Van Gogh só começou a desenhar quando tinha vinte e sete anos.

13- Como castigo por ter brigado com o Papa Júlio II, Miguelângelo, em 1505, começou um projeto de mais de um ano para uma imensa estátua de bronze de Sua Santidade. Mais tarde, a estátua foi derretida para fazer canhões.

14- Leonardo da Vinci e Miguelângelo foram acusados de dissecar pessoas vivas em seus estudos de anatomia. Por isso o Papa Leão negou a Leonardo permissão para estudar anatomia no hospital de Roma.

15- "Sou tão rico que acabo de apagar cem mil francos", disse Picasso, após fazer desaparecer da tela um quadro do qual não gostava.


"O Livro dos Fatos" - de Isaac Asimov.

3 comentários:

Arlene Fonseca disse...

Lindinha,sem palavras...Tu me surpreende sempre!Filha eu te amo demaissssss!Estou emocionada agora e já são 2:30hs da manhã...tenho muito p/comentar sobre este cara que eu admiro também,mas hoje não será possível estou ocupando minha mente alma e espírito agradecendo a Deus por esta dádiva que Ele colocou p/ iluminar o meu caminho:Minha filha Brenda!Que Deus te abençoe sempre.A mãe

JFS disse...

Fui ver e gostei. Parabens ela é uma verdadeira artista.

Érica Tomazi disse...

Lindos quadros tua mãe faz hein! Uma verdadeira artista! E as curiosidades do Livro dos Fatos, são muito divertidas e interessantes! Adorei o post. :D