quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sinestesia

Não sei bem como começar isso, eu só queria fazer um post explicando algo que acontece comigo que na verdade eu pensei que acontecia com todo mundo. Enfim, desde sempre eu associo cores com números, dias da semana, formas geométricas, música, letras, palavras, meses, sensações, sons e perfumes. Música e dores tem diferentes formas e texturas também. Há pouco tempo atrás eu lembro de ter perguntado pro Phil que cores eram os dias da semana dele e ele ficou tipo: o quê?!?

Desde pequeninha o meu horário escolar era todo colorido. Cada dia da semana tinha sua respectiva cor e cada matéria também. Mas eu pensei que isso era normal, eu até lembro que todo natal eu vinha pra casa da minha vó e tinha aqueles calendários de mercado com os dias da semana coloridos. Eu pensava que a pessoa que fez aquele calendário enxergava as coisas daquela cor. Quando era era menor, não entendia o porque de eu perguntar pra alguma coleguinha "que cor é o número 7 pra ti?" e ela não saber me responder.

A pouco tempo meu namorado, meu pai e eu fomos ao Uruguai comprar perfumes. Só que eu ia direto naqueles cuja cor do líquido era rosa ou vermelha, porque é a cor do cheiro de perfume que eu gosto. Lembro que eu peguei um azul pra cheirar e fiquei puta da cara porque o perfume era azul e tinha cheiro de vermelho! Aquilo tava errado, a cor do perfume não correspondia ao cheiro dele.

Tudo o que eu sinto, até raiva, tudo tem cor. As vezes me perguntam o que eu to sentindo e eu respondo "não sei, é como se fosse um azul pequeninho aqui dentro". Eu li bastante hoje sobre sinestesia, só que eu só sinto isso com cores. Digo, eu relaciono coisas às cores, e não cores às coisas. Eu não ouço nenhum som vindo das cores, mas vejo cores vindo dos sons.

Não sei se isso tem alguma relação, mas eu nunca fui muito boa em matemática. E sempre tive consciência disso. Quando eu vou contar dinheiro pra passagem por exemplo, sempre dou pra alguém conferir, pra evitar de confundir o número com as cores. Vou tentar explicar de uma forma mais simples e tosca: os números 2, 7 e 10 pra mim são amarelos, na época da escola por exemplo, se tivesse um problema com números de cores parecidas, eu fazia todo o raciocínio, e quando tava chegando perto do final da conta me confundia e começava a somar as cores dos números, e não os números (?).

Hoje eu desci e perguntei pra minha vó que cor era segunda feira, ela disse que era tudo igual, que pra ela não tinha cor e meu pai disse a mesma coisa. O mais estranho é na que na comunidade sobre Sinestesia no orkut, a maioria das pessoas são geminianas ou de outro signo com ascendente em gêmeos, e desenham ou tocam algum instrumento musical. Bem, eu sou de gêmeos, apesar de não saber muito bem gosto de desenhar, não sei tocar nenhum instrumento (update 12/2014: atualmente toco violino) e também associo as músicas e determinados sons com cores e formas.

Links sobre o assunto:
http://www.mulherportuguesa.com/saude-a-bem-estar/artigos/1757-sinestesia-o-que-e
http://brunnaperetti.spaces.live.com/blog/cns!CDF8A4C03140B304!328.entry

11 comentários:

Candy Medina disse...

Bem locona!
Mas sério, tu daria uma ótima personagem de filme, haha :)

DerVecna disse...

Ora ora... E não é que achei alguém interessante?
A pergunta que ficará eternamente sem resposta é: você é problemática, ou você é só alguém que consegue enxergar a cor das coisas?
Você é "anormal" ou as pessoas realmente colorem as coisas tudo errado? Um perfume azul não deveria ter o cheiro de vermelho, afinal.

Não, não sou sinestésico (adoro essa palavra). Mas também não aceito o normal como simplesmente normal por sê-lo.

Mas enfim, gostei de você e dessas coisas esquisitas que você posta. =P
Tem o msn na url dos comentários, se quiser bater um papo aleatório qualquer dia. ^^

Érica Tomazi disse...

Interessante..

L ~ disse...

Eu lembro de quando tu me fez essa mesma pergunta: "Que cor é o número 7 pra ti"

E até hoje, quase 2 anos depois, penso nisso e não vejo sentido pra ele ser amarelo.

Brenda Oliveira disse...

/\ OOINT, tu por aqui? Haha, fico feliz que tu se lembre!

xande disse...

eu também tenho isso, só que quando eu escuto um som eu tipo "vejo" algo... gostei do seu depoimento

Camiila' disse...

interessante, ja tinha visto um documentário sobre o assunto! na verdade, para mim, o qe você tem é um dom. muito bom, e muita coragem :D

Anônimo disse...

Oi. Tem um professor de música meu que Tem Sinestesia .. mais a sinestesia dele está associada a formas geometricas.. e o circulo para ele também é vermelho.

Luana disse...

Oi, Brenda, beleza? Eu não diria que sou sinestésica(é essa a palavra???), pelo menos, não tanto quanto você, mas tenho algumas... digamos "impressões" sobre as coisas que acho que as outras pessoas não têm, por exemplo, costumo associar sabores a cores: uma vez comi uma gelatina azul e achei bizarro porque, pra mim, o gosto era rosa...

Brenda Oliveira disse...

Luana,

é assim mesmo! haha ^^

Anônimo disse...

Oi eu não sei mas acho que também tenho isso.

Não desse jeito, mais ou menos assim, eu vejo as coisas do jeito que são, mas dez do pré quando a professora passava um numero para a gente pintar eu sempre pintava assim:
1-amarelo
2- verde
3 - azul claro
4-roxo meio maronsado, ou avermelhado
5- vermelho escuro
6- meio laranjado tipo ocre
7- tem vez que é roxo tem vez que é marrom
8- amarelo
9-amarelo
10- azul claro

A maioria dos numeros depois eu iria pintar sempre da cor do ultimo, por exemplo 13 azul claro por causa do ultimoalgarimo que é o três, tenho exeções como por exemplo o 11 é branco,

O mais incrivel é que é muito dificil para mim pintar eles diferentes, como você disse, a cor tá errada. Um dia meu irmãozinho tava vendo um videoclipe e eu tava na sala e a cor das letrinhas tava errada, como eu disse vejo as coisas como são, e não ligo para a cor das letras normais, mas quando estão gigantes tipo num cartaz é meio dificil coformar.

Sou otima em matematica mas tem horas que erro uma coisa tão na cara como 10 - 3 coisa asim eu troco os numeros e todo mundo fala com voce conseguiu errar isso?
Por que eu sou a melhor aluna da sala e eu nao sei dizer, como errei uma conta tão simples.

Quando eu ouço um som de um aparelho eletrico eu sempre sinto uma vibração tipo um celular, eu no começo tava achando sei lá tipo que eu possuia uma capacidade de absorver a eletricidade, coisa assim mas na verdade, eu acho que eu misturo a audição, com o tato.

Esses dias na escola nos estavamos estudando em ciencias os sentidos humano quando chegamos no paladar ai eu descubri uma coisa super estranha a parte da lingua, mais sensivel ao sabor amargo na verdade eu sinto todos os sabores, e bem mais forte do que na região, que deveria ser mais sensivel ao sabor, por exemplo eu sinto o sabor doce tanto na ponta da lingua (onde deve ser sentido)só que mais ainda no fundo da lingua onde só deveria ser o amargo,
isso acontece com todos os sabores e eu pensava que com todos eram assim, só que todo mundo tava cometando que era interessante que cada sabor fica numa parte da lingua,etc.

Só que eu não tinha penssado ainda que eu poderia ter sinestesia, sabe de vez emquando eu via umas bolinhas pretas ou da cor do arco-iris e eu achava que eu tinha poblema de vista, só que hoje na aula de educação fisica não consegia me consentrar eu só ficava vendo riquinhas coloridas enquanto os outros gritavam, as risquinhas eram verdes,ou um arco-iris com varios tons rochos,
E dendro da sala um colega meu ficou meio verde tipo uma luz verde só no rosto dele.

No meu estado é muito quente e um dia minha amiga tava na minha casa morrendo de calor e eu mesmo suando tava com frio, é quase como se eu sentisse o clima diferente quando eu pressiso, mas não quero diser que mudo minha temperatura, e só que sinto a temperatura diferente, eu lembro que quando eu tinha uns 7 ou 8 anos eu sentia frio num dia quente e meus colegas achavam que eu tava com febre mas não minha temperatura tava normal, acho que meu cerebro confunde o tato como disse antes.
Meu irmão é aocontrario num dia fresco ele está com calor pode ser genetico.

Discobri esta possibilidade de eu ter sinestesia hoje, por favor deixa aqui no blog algumas respostas para mim e me diz se na sua opinião eu posso ter sinestesia e diz se com as cores com vc é assim ou você vc literalmente a cor.

Um email: Gabisinha1313@hotmail.com

Me envia um e-mail tá bom!!!