quarta-feira, 15 de junho de 2011

Deus.

[nem concordo mais com vários pontos desse texto, mas vou deixar aqui for the sake of gostar de ler as merdas que já pensei no caminho]

Eu não consigo mais me encaixar em nenhuma definição religiosa. Não sou católica, nem evangélica e nem espírita. Não sou satanista, não sou crente. Não acho que eu seja agnóstica, pois eu tenho a certeza de que existe um deus sim, apenas não sei como. Também não sou atéia, pois apesar de não acreditar no deus em que todos acreditam, eu acredito em um Deus.

Mas aí entram os meus poréns. Eu acredito em um deus e não sei se devo utilizar letra maiúscula em seu nome. Queria deixar claro desde o início, a dificuldade que eu estou tendo para tentar traduzir isso em palavras sem que se torne repetitivo. Mas enfim, eu acho tão boba a condição do ser humano quando ele se sujeita a um deus. Me parece tão "feio", bruto, ignorante e primitivo - e não critique se você não tem certeza do que estou falando.

O que acontece é que em qualquer religião, as pessoas tomam características humanas para seus deuses. Sejam elas qualidades ou defeitos. Muitos projetam em seus deuses o que gostariam de ser, ou até aquilo que já são mas não conseguem se livrar. O que eu posso dizer de tudo isso? Um deus na qual se alimentava de sacrifícios de animais, de sangue e substâncias carnais, não pode ser um deus divino. Um deus que expressa valores machistas, homofóbicos e até preconceituosos em relação à deficientes, nunca será aceito por mim como uma divindade. A bíblia retrata um deus injusto, instável, inconstante, machista, preconceituoso, egocêntrico e ainda por cima mentiroso e hipócrita, pois afirma ser o contrário de tudo o que foi definido acima. E é por isso que eu não acredito em um deus bíblico. Na verdade pode até ser que ele exista e seja desse jeito, mas não é porque ele é realidade que eu deva segui-lo. Em outras palavras, o demônio é real e você não o segue porque não concorda com seus princípios. É assim que eu funciono em relação à deus e o diabo. 

Existem inúmeras contradições na bíblia, o que não é novidade para ninguém e eu pretendo colocá-las aqui em breve. A bíblia é um belo manual de como criar seres humanos obedientes, e assim como qualquer livro de poesias ou auto ajuda, possui verdades e partes úteis. As pessoas dizem que o mundo está essa merda que está hoje porque não buscam mais à deus. Será? Será mesmo que somos tão desprezíveis ao ponto de só sermos bons por temer uma punição? Vejamos, se todos seguissem a deus, viveríamos em um mundo poligâmico, onde as mulheres vítimas de estupro seriam apedrejadas por não terem gritado o suficiente, onde deficientes físicos não seriam dignos de entrar na igreja, todos seríamos preconceituosos e apedrejaríamos quem ousasse fazer uma previsão do tempo. O humano seria menosprezado e seríamos vítimas do nosso próprio ódio por nós mesmos, porque seríamos imperfeitos insignificantes em relação a nosso deus. Qualquer tipo de ciência e conhecimento seria desnecessário, visto que o centro de nosso mundo e todas nossas leis seriam nada mais do que um deus pessoa.

Entre ser uma boa pessoa por ter caráter, e ser uma boa pessoa por temer uma punição, existe uma diferença tão grande, que pode ser considerado como coisas completamente opostas. As pessoas devem ser boas por livre e espontânea vontade e não por imposição. O mundo será o lugar perfeito, no dia em que todos entenderem que esses deuses-pessoas não são verdadeiros, são apenas uma enganação para refrear justamente, o poder e a bondade humana.

As pessoas não entendem que entre um deus e uma pessoa, não deve existir hierarquia nenhuma. Você não deve se ajoelhar e curvar-se diante de uma criatura reconhecendo sua insignificância, assim como também não deve se achar superior à nenhum ser. O dia em que as pessoas reconhecerem que a vida delas depende de organismos minúsculos, tanto quanto a deles depende das suas, e que tudo o que está em cima está para o que está embaixo, que tudo tem um oposto e que todos os opostos são necessários e tratam-se da mesma coisa; e que elas tem poder dentro de si mesmas, que não precisam abrir mão de sua responsabilidade e capacidade para jogar nas mãos de um ser superior à elas, o mundo será perfeito.

Deus, o meu Deus, é muito maior do que todo esse conjunto de leis impostas para domar seres humanos. Ele é o que mantém os planetas em órbita, ele é o que te permite habitar o teu corpo e não o de outra pessoa, ele é um conjunto de equações matemáticas, ele é todo o conhecimento que tu possui hoje e que ainda está por aprender. Como diria um amigo, Reko: "ele é o que faz a tua pizza ficar pronta". Ele é o tempo, ele é o espaço. Ele é o início e o fim, o limite e a barreira. A própria bíblia concorda com toda essa definição quando diz que deus está em todas as coisas e que seu nome é "EU SOU". É o amor, é o ódio. É o quente, é o frio. É a luz e também a escuridão. Entre o bem e o mal, entre Jeová e Satanás, ele é o terceiro. Ele é onipresente, oniciente e onipotente, pois ele nada mais é do que tudo o que existe e todos que existem.

Entende? Deus não é uma galinha que tu oferece o sangue, nem uma cruz de madeira que tu usa no pescoço. Deus não é essa coisa "feia", religiões são feias. Deus é você, deus sou eu. É a consciência, é a mente. É microscopicamente infinito e vice versa. É simples e complexo. É o espaço onde as coisas acontecem, é o tempo que denomina o que está acontecendo, e é as coisas em si que estão no espaço e no tempo acontecendo (ok, só eu entendi esse trecho). Obs.: Eu acho graça que quando eu escrevo um texto, eu o redijo pensando em expor alguma conclusão que eu já tenha, e conforme o escrevo acabo mudando meu ponto de vista e tirando mais conclusões ainda. E deus está presente até nessas minhas conclusões, ou revelações, como preferir.

Acredito e ainda estou na espera do dia em que todos entenderão o que tentei retratar acima (com palavras erradas pois ainda não inventaram as necessárias para tal explicação). O dia em que poderemos parar de nos humilhar perante um deus pessoa e finalmente possamos dar as mãos, reconhecendo nossa própria divindade que é refletida em todos; para assim, parar de tentar subir à uma única criatura e finalmente subir uma escada em direção à nós mesmos.

Três. Trindade. Terceiro. Base. Equilíbrio. Expansão.

11 comentários:

J. Arruda disse...

Realmente não sei porque você achou que eu te daria unfollow se eu lesse este.
Você conseguiu colocar em palavras meu pensamento durante muito tempo, o qual eu falava para meus amigos ultrahipermaster religiosos, mas não adiantava.
Mas queria colocar um addendum aqui.
A Bíblia, tal como é, foi escrita por Deus, ou até mesmo por aquele que todos acreditam ser Jesus? Na verdade, não há registro de nada disso. Foram humanos, simples, mortais e defeituosos HUMANOS! A única influência divina (embora há divergências quanto à veracidade dos fatos) foram os 10 mandamentos (novamente contando com as divergências - até o nome "mandamentos" é uma delas) que, em seu teor, não obrigava o humano a fazer nada, apenas ditava uma corrente de vida santa. E também, pode ter sido tão modificado pelos homens que ao invés de 10 mandamentos, existiriam 100, e mesmo os 10 restantes, foram modificados para concordar com os conceitos da época...
E também gostei da frase do teu amigo Reko. Deus é aquele que está presente tanto nos momentos mais simples quanto nos mais grandiosos, mas dizem que ele é amor, naõ é? Portanto teimo em insistir que não há Deus castigo, não há Deus ódio e não há Deus discriminação. É tudo um dividido em diversas partes, e em todas as partes ao mesmo tempo, que formam a unidade (e sim, eu entendi aquele teu trecho).
Para finalizar meu comentário de extensão semelhante à do texto em si, triângulo ou círculo, realmente importa? Penso mais em uma reta, pois, mesmo não tendo começo nem fim, é equilibrada, tem apenas uma dimensão e é constante para uma determinada entrada. Ou seja, o amor sempre será o mesmo! :D

Brenda Lavoieri disse...

Fico feliz de saber que tu tem essa visão! Sobre deus ser o amor, sim, é o amor... mas também é o ódio e também o castigo, não da forma como nos explicaram, é claro. Digamos que, quando tu faz algo errado, tu mesmo automaticamente já agenda a tua punição.

Ah, reta não... hahah, reta só tem dois pontos, é uma coisa só, sempre na única direção, não tem dimensão, é constante apenas pra no máximo dois lados e não tem deformidades. É círculo ou triângulo :\

Dafne disse...

Eu concordo com o que acreditas ser Deus, com algumas mudanças, claro, mas pra mim é semelhante, pois acredito que estejas em tudo e em todos, inclusive nos microorganismos :D E eu acredito sim em um Deus (e o meu é com letra maiúscula), mas Ele não é exatamente o mesmo que minha religião prega, mas eu o aceito, pois se o Meu é tudo e todos, também é o que pregam, mas com algumas diferenças. E eu só creio Nele pq mesmo quando eu era "atéia" eu "O sentia" em alguns momentos e em alguns lugares, mas pra mim na época não era Deus, só era algo que eu não sabia identificar :D

Dafne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arlene Fonseca disse...

Minha linda filha, parabéns pela clareza e saiba que conseguiste transmitir muito bem o teu "dicernimento" de divindade...

Espero estar contribuindo de forma positiva citando O Todo Em Tudo P/ Mim:

"Enquanto Tudo está n'O TODO, é também verdade que O TODO está em Tudo. Aquele que compreende realmente esta verdade alcançou o grande conhecimento."_ O CAIBALION

analisa...

com carinho
bjs

Om Shanti, Shanti, Shanti Om
Namastê

Suzane disse...

Brenda, ainda estou em choque depois de ler o seu texto e me indentificar em com palavrinha!
Você conseguiu traduzier em palavras, aquilo que eu também sinto emr relação a deus!Grande parte das pessoas são afetadas, e em vez de fazer algo pelo mundo, ficam rezando, e esperando algo que caia do céu. Estava assistindo aquela série "falling skies" na qual a terra é invadida por ETES que querem acabar ou dominar a raça humana,(não sei direito porque era o 1° capitulo rs)Mas, grande parte das pessoas morreram e a terra esta fo@#$, e em uma cena um rapaz pergunta p/ uma moça o que ela estava fazendo para ajudar, e ela diz que estava horando, claro o rapaz pensou que a moça estava horando para deus ajudar a terra, mas então ela diz que não, estava horando para saber o que ela poderia fazer para deus. As pessoas são bem assim mesmo, querem ser boas e perfeitas para deus, mas simplesmente esquecem, que deveriam estar sendo boas, para as pessoas, para os animais, para o planeta. Sério Brenda, parabéns seu texto é perfeito!

Anônimo disse...

Valeu Brenda!!!
Ao longo dos meus 27 anos sempre tente me encaixar em alguma religião...e não consegui. Lendo as tuas palavras ficou óbvio o porquê disto: pensamos da mesma maneira...

Er-Kai disse...

Deus existe Brenda - ele é um Deus universal escrito com D maiúsculo ele não é como aquele deus da biblia com letra minúscula aonde fomos ensinados desde criança a temer como sendo um Pai que castiga, manda um pai matar o proprio filho para satisfazer o seu ego ou adoração ou destruir se cometemos algum erro nos manda punir, ele tambem não enviou Jesus cristo a terra para pregar nenhum tipo de religião ou criar qualquer religião, ele foi enviando tão somente para pregar sua palavra e nos mostrar que somos mais do que isso, somos um todo e fazemos parte desse universo e que deveriamos pregar o amor e a bondade e ajudar as pessoas, mas como o ser humano gosta de levar vantagem em tudo começaram a criar religiões, a biblia mesmo ( Antigo Testamento ) não passa de um livro de fantasia para assustar criancinhas e deixar o povo mais cego do que ja é, assim é mais facil manipular essas cabecinhas de vento... não sei se você sabe , ou na minha opinião poucas pessoas sabem, a biblia, antigo testamento nada mais é que um FAKE uma copia transformada em historia para ser contado de geração em geração, é um FAKE de placas sumérias, babilônicas e mesopotâmicas, escritas muitos antes de ate mesmo jesus cristo nascer ,e que conta a realidade do ser humano , conta como fomos criados e como o universo todo foi criado , sobre tudo que aconteceu , vc ficaria chocada com que esta escrito la e te responderia tudo que vc tem duvidas sobre a sua propria existencia por isso é que todos ficam confusos com tudo que nos é ensinado desde criança , a biblia original que deveria ser transmitida ao ser humano nos chocaria , nos faria pensar, raciocinar, não viveriamos cegos e perdidos como hoje dependendo dos outros para sermos alguem ou ate mesmo sobreviver nesse mundo. se for para ter alguma religião essa seria somente DEUS, e nada mais... Devemos amar Deus e não teme-lo ou colocarmos a culpa de tudo nele - dentro de cada um existe um pouco de Deus, quando tiver oportunidade leia sobre as placas sumerias e leia os mais de 10 livros existentes e você entendera o que estou dizendo sobre a maioria do ser humano ser cego com relação a Deus e ao mundo em que vive -
como vc disse
Deus não é essa coisa "feia", religiões são feias. Deus é você, deus sou eu. É a consciência, é a mente. É microscopicamente infinito e vice versa. É simples e complexo. É o espaço onde as coisas acontecem, é o tempo que denomina o que está acontecendo, e é as coisas em si que estão no espaço e no tempo acontecendo

Pode ter certeza que eu entendi muito bem o que vc escreveu, e que por sinal definiu muito bem a realidade que o ser humano desconhece.e tambem colocou muito bem Deus e deus

beijos e fique com Deus. parabens pelo seu blog , gostei muito e das coisas que escreve tambem...

Obs: Antigo testamento ( A.D )- FAKE placas sumerias ( isso aposto pouquissimas pessoas sabem )
Novo Testamento ( D.C )- Pergaminhos do mar morto entre outros modificadas 50% para dar poder a igreja catolica(Vaticano )na época..
junta tudo isso escrita e modificada pela mão do homem pecador e ja sabe no que da...
Er-kai@hotmail.com

Kurt disse...

Você leu o livro O poder do subconsciente né?
Se não, recomendo porque ele apresenta um ideal semelhante ao teu.

Brenda Lavoieri disse...

Não li... obrigada pela dica ;D

Kyo disse...

É... bem bacana o texto. Bem explicativo e com uma opinião cheia de verdades xD Não discordo de nem uma vírgula sequer!