quarta-feira, 4 de maio de 2011

Turritopsis nutricula ♥

Ela é imortal. E só pode ser morta, obviamente, se for atacada por um predador. A maioria das espécies de águas-vivas possuem tempo de vida que vai desde horas, até meses. A Turritopsis Nutricula é a única forma conhecida por ter desenvolvido essa habilidade. Após atingir a maturidade, essa água-viva regride a condição de pólipo... e esse ciclo acontece permanentemente.
 
Mede em média, apenas 5mm, muitos cientistas procuram nela o elixir da juventude. Ela simplesmente consegue fazer o ciclo inverso da vida, para depois recomeçar crescendo novamente. Ciclo da vida infinito. Esse processo é chamado de "transdiferenciação".
 
Descobrir que esse bicho existe, com certeza foi uma das coisas que mais ferrou minha mente. Não vou fazer consideração alguma sobre alma e evolução, não tenho conhecimento ainda pra isso e boa parte das minhas conclusões foram por água abaixo depois disso... Essa criatura tão pequena e complexa tem alma? É viva? Evolui? Obviamente, se alguém tiver algo a acrescentar sobre o assunto, agradeço muito se puder compartilhar.

Onde está meu deus agora?

Um comentário:

Claudio disse...

Você ainda continua a acreditar em um deus, uma alma ou qualquer coisa dessas??
isso tudo é evolução...
duvido muito que algum elexir da vida será retirado dele.
então por que será que ele vive tanto???
quando souberem quero saber...
mas uma coisa tenhu certeza essa não é uma vontade divina ter um animal imortal, mas apenas a evolução...
vai saber quantos milhões de anos ele existe...